sexta-feira, 18 de janeiro de 2013



Então, toda vez que chega essa época do ano (inicio do BBB e tal) as redes sociais BOMBAM de comentários de pessoas criticando o BBB, criticando quem o assiste, em geral, generalizando com base em um único argumento : ALIENAÇÃO. Pois bem, vamos analisar a situação.


''Assistir ao BBB é jogar o cérebro fora! Parem de se matar assistindo essa alienação disfarçada de entretenimento e vão ler um livro''
Alguém muito chato no seu facebook criticando o BBB.

É verdade, desde os primórdios da humanidade, mesmo nas populações evoluídas, o entretenimento estava presente, com a função de distrair o povo dos problemas que haviam nas cidades e tudo mais, sendo utilizado como forma de alienação. Mas as coisas mudaram, a sociedade também e as formas de alienar se expandiram. E se formos parar para pensar : O que diabos não quer nos alienar nos dias atuais?
Jogos, revistas,programas de TV, redes sociais,propagandas,rótulos,rótulos e mais rótulos todos tentando capturar nossa mente em suas pokebolas industriais e querendo fazer de nós um bando de pikachus, obedientes, fiéis e de preferência sem evolução (como o do Ash HAHA).

Mas, segundo o dicionário online, alienação , do ponto de vista psicológico- que é o que a maioria adota - é :

 '' Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas. ''

Logo, a alienação não depende do que esta alienando e sim de quem esta sendo alienado, então, uma pessoa pode assistir ao BBB e a milhares de programas, mesmo que eles tenham o objetivo de alienar quem esta assistindo , só para se entreter e não necessariamente  estar nessas condições.Temos nosso senso crítico exatamente para isso, para filtrar as coisas que vemos e saber discernir o que é bom e o que é ruim para nossas vidas. Claro que concordo que ler um livro, ver um bom filme são formas mais ''saudáveis'' de entretenimento mas sinceramente quem não gosta de ver um bando trouxa se matando por dinheiro? (o meu eu sádico adora HAHHA).

E cá pra nós, como ja disse a Pitty : ''Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra'', porque que eu saiba valorizar a cultura americana em detrimento da brasileira é uma forma de alienação, só vestir o que é tendência mesmo sendo mais caro do que você pode pagar também é alienação e ficar o dia todo no facebook , seja para postar criticas á sociedade,seja para postar como sua vida é miserável, também é alienação! Então já ta na hora das pessoas parar de se acharem as inteligentes/as criticas e começarem  a olhar para elas mesmas e serem inteligentes e criticas o suficiente para perceber que só estão repetindo um monte de palavras que alguém que elas consideraram cool disse.


 Mas se mesmo assim você esta chatiadíssimo, putíssimo, coisadíssimo com o ''rumo que a sociedade esta tomando'' ,ai vão três soluções :



  1. Vire um Cinista e se desapegue totalmente dos costumes de nossa sociedade.
  2. Pare de ser um idiota que vai na onda de outros idiotas e faça algo para mudar esse rumo. (Porque se você não sabe isso também é alienação)
  3. Desenvolva um olhar mais critico sobre as coisas, dessa forma estará menos suscetível à alienação.


                     
E tenho dito.
beijossss pra quem é lymmdo


0 Opinioes:

Postar um comentário